placa azul - Blue plaque


Placas Azuis


Uma blue plaque ("placa azul"), na Inglaterra e em outros países, é um símbolo permanente instalado em um espaço publico para celebrar a ligação entre aquele local e uma pessoa ou evento famoso. Tem como propósito servir de marco histórico.



Ao chegar a um local é só observar a placa azul, nela estará um curto indicativo da importância daquele prédio ou de alguém que executou algo importante neste local, incluindo algumas celebridades de importância.



O mais conhecido programa de placas talvez seja o desenvolvido em Londres. Criado em 1867 pela Royal Society of Arts (RSA), desde 1986 sua confecção, manutenção e administração é de responsabilidade do English Heritage. O órgão recebe, anualmente, pelo menos cem sugestões para novas placas na capital londrina, sendo que uma em cada três(um terço) propostas é aceita.




Desde que foi fundada há 150 anos, o esquema das placas azul de Londres tem sido impulsionada principalmente por sugestões do público, placas comemorativas mencionam as pessoas de todas as idades e origens em Londres, importante tanto para os moradores como visitantes. 

As placas azuis são propostas interessantes e viáveis ​​para comemorar indivíduos proeminentes que marcam associações históricas significativas.

placas comemorativas


Como iniciou o processo do uso das placas azuis

No ano de 1866 o processo de uso das placas azuis foi inaugurado em Londres. O esquema se acredita ser o mais antigo de seu tipo em qualquer lugar do mundo. Devido ao seu sucesso também ajudou a desenvolver uma série de outros sistemas não só em de toda Londres como no Reino Unido.

placas historicas.

O Esquema placa azul é gerido pelo (Royal) Society of Arts, o conselho London County e o Grande Conselho de Londres. O Patrimônio historico Inglês juntou-se mais 
tarde no ano de 1986.

A ideia das placas azuis tem sido amplamente adotada por outras agências em todo o país (e do mundo), que é por isso que há muito mais placas azuis existentes do que as versões tradicionais que mencionam o patrimônio cultural inglês. 

Eu especialmente gostaria de ver isso implantando no Brasil, pois pode ajudar em muito no reconhecimento histórico de locais e pessoas, alem de preservação de pontos importantes, bairros, cidades poderiam se beneficiar significadamente

Onde estão localizadas as placas azuis em Londres?

Placas azuis são geralmente colocados na parede de um edifício para comemorar uma pessoa notável, a construção de informações ou ocasião por exemplo, uma batalha ou local de enterro do passado. É uma maneira fantástica de conectar uma pessoa para um lugar e permite que outras pessoas possam ficar cientes dos fatos.

O desenho das placas azuis

Tem havido muitos modelos diferentes da placa azul ao longo dos anos no entanto, tendem a ir para a forma mais tradicional de fabricação desses sinais, com a ajuda da tecnologia moderna. O primeiro processo da placa azul é para decidir sobre a inscrição e design que você quer ter sobre ela.

placas patrimonio cultural

Durante muito tempo eram feitas em alumínio, ferro ou bronze, Mais recentemente também são feitas em acrílicos azuis, que têm a aparência de uma placa de metal, mas são menos atrativas para os ladrões de metal.




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas Mais Vistas

Bola Gigante de Isopor

Placas sob encomenda, mão francesa

como fazer uma placa de loja, como fazer a arte para placa de loja

Placas para lojas, placas para empresa, como fazer

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *