Sketch 3D - design de sketch


Do sketch a peça física em 3D



design de sketch

Vamos falar de uma mundo imaginário o mundo 3D
ouvimos sempre que estamos em um mundo 3D
onde tudo pode ser impresso fisicamente,
será?

Será que um dia poderemos partir de um sketch para uma impressão 3D?

impressão 3d

Imagine de um sketch (manual ou digital) percorrer as softwares digitais e  
ir direto a unidade de fabricação física de um logo em 3D.

Será que os logos devem ter uma realidade aumentada?

Talvez estas certezas já sejam uma realidade conhecida
só não sabemos quando.

Enquanto isso nosso processo tende a se manter dentro de uma orientação parametrizada e conhecida, onde o detalhamento do design se encontra com a Manufatura.

Conhecer a tecnologia disponível faz parte do processo de um design responsivo?

Será uma verdade que o Designer deve conhecer como se fabrica?


design e manufatura


Tudo isso esta relacionado com o que se pretende entregar
se queremos uma material para impressão em papel ele terá suas características 
especificas, se for uma impressão 3D será outra e se for uma placa são outros parâmetros, 
e tudo isso em função de como se fabrica.

Um dos processos que mais me surpreende é que trabalhos maravilhosos
feitos com relevo/perspectiva e em 3d depois são somente produzidos
em 2D seja em papel ou pior ainda em um banner.


Mas o que leva a esta ocorrência?

      • Custos, mas qual os custos
      • Falta de ligação dos softwares de desenho com os de fabricação,
      • Falta de conhecimento técnico disponível de como produzir em 3d.
      • Falta de formação universitária ou técnica 

Ou quem sabe uma mistura de todos esses



o 3D hoje



logotipo 3d



Parece claro que os desenvolvedores de logos e sketch não conhecem as tecnologias de 

produtos 3D, e isso se reflete nos seus desenhos 

logo 3d

logo 3d



Para cada processo de fabricação requer um tipo de acabamento do produto do designer, a arte tem que atender o objetivo a que se propõe
(papel, digital, mídias sociais, etc)

Vamos mostrar agora cinco exemplo do processo de criação e sua interação
com a Manufatura de placas, a medida de cada caso vai sendo mostrado a ideia é ir aumentando o grau de detalhamento do processo e maior nível de  dificuldade.

1- Primeiro Exemplo simplificado do processo de criação


processo de placa

a - Sketch - desenvolvimento do esboço
b - Vetorização - contornos simples, cores sólidas, definição de dimensões, escolha de materiais
c - Produção - conforme a estrategia estabelecida

Sequenciamento das estrategias de fabricação
São inúmeras as estrategias que foram usadas nos componentes desta placa

placa 3d

Produto final acabado 
parte feita em máquinas CNC e parte feita manualmente

2 - Segundo exemplo do processo de criação



                         desenho 3D       



                        placa 3D
placas são feitas a partir de um sketch, 

estrategia de fabricação
Não foi necessário a arte e digitalização para cnc só para a impressora 3D, 
definição de proporção e medidas
usadas impressora 3D(castor) e fabricação Manual por router sem CNC

3 - Terceiro exemplo do processo de criação


Não houve sketch foi direto a arte 
processo muito comum para quem esta acostumado com fresas
desenha direto software de desenho

vetor de desenho

desenho - quando se inicia um desenho já se cria na mente uma formatação
que será aplicada ou processo, necessário trabalho em conjunto
arte e profissional CNC

placa com textura

peça pronta - do desenho para a peça pronta tem um imenso avanço.
Mas tudo é uma decisão, a estrategia de executar entre todas as disponíveis,
que fundos serão aplicados, etc.

placa 3D

Peça acabada

Tudo depende muito do software de geração de percurso ....
designer não tem usualmente o software de percurso e não é comum ao seu uso, 
atualmente dois ou três softwares impõe uma ditadura mas estão longe
mas muito longe de fornecer o que o mercado precisa. 

softwares usados em processo
sketch - com ou sem software
software de desenho - AI, Corel, ilustrator, etc
gerador de codigo G - Artcan, Enrout, Aspire, etc
gestor de codigo G - Mack 3


Pelo menos 3 softwares diferentes são necessários
(Desenho, gerador de código e gestor de código)

Código - é a orientação que a fresadora recebe para se movimentar
em eixos X, Y e Z
e criar os relevos e percursos.


Um exemplo bastante simples de um corte com aplicação de textura

4 - Quarto exemplo do processo de criação


Passo a Passo Partindo de um Sketch
sketch de placa 3D

1- escolha do material e confecção do desenho em vetor

O primeiro passo foi criar os vetores no software de desenho. A peça mede 28 centímetros de altura e cerca de 25 centímetros de largura nos cantos superiores. Para minimizar roteamento foi criado um rebaixo apenas do fundo dentro da borda e, em seguida, aplicar um bitmap de textura. As peças seriam fabricadas a partir de 38 milímetros de espessura em placas de 30 lb  de densidade.


vetorização

desenho 3D

Foi usado um bitmap da coleção de texturas, ampliei e apliquei usando um valor de 0,2 
"O preto não faz nada, os brancos aumentam em 0,2" (5 milímetros) e os cinzas estão entre o preto e o branco.

É muito importante entender este funcionamento para entender o processo e as opções de aplicação de texturas.

aplicação de textura

Observe a a área que foi escolhida para receber a textura não inclui a borda da peça
nem a letra em si.

textura em placas

Fresamento-
O caminho da ferramenta (percurso) e simples nesta peça. Para o roteiro de fundo foi usado uma única ferramenta, uma fresa noise bal (ponta redonda) de 3/8 "com uma sobreposição de camada de 90%. Para cortar o contorno dos arquivos foi usada uma fresa reta de 3/8".(9,5 mm)

No exemplo esta sendo usado uma fresadora com troca automática de ferramenta.
A definição de qual a ferramenta a ser usada é uma decisão da experiência do fresador com o objetivo do desenho que o designer quer obter.

percurso de ferramenta

O roxo representa por onde a ferramenta vai passar já nas diferentes alturas
formado o desenho de relevo 
O arquivo foi executado em alguns minutos .

percurso de ferramenta

adaptado de 
fonte - http://precisionboard.blogspot.com.br/2011/09/key-piece.html







5 - Quinto exemplo do processo de criaçãoum pouco mais complexo do que os anteriores



sketch de placas
Simbolo de um PUB

O simbolo do pub é um desafio de muitas maneiras. Para criar o arquivo significava usar muitas técnicas e truques diferentes. A peça final será uma combinação de trabalho de roteador (CNC) e escultura de mão.

criação de vetores



vetorização


Para criar o primeiro rebaixo, primeiro tive de separar alguns dos elementos e combinar alguns dos vetores. Algumas peças são recortes simples e outras peças detalhadas, com relevos texturizados. 

seleção de percurso

O primeiro passo foi criar um rebaixo plano 0,2 " (5,0 mm) O relevo foi apenas do fundo da crista (amarelo na foto acima). Em seguida, selecionei o alívio plano e um modificador. Eu abri a função criar desbaste e usando o comando create dome definido para 13 graus I Modificou o alívio .. Isto abobadou os relevos que eu tinha feito para a forma do círculo.
aplicação de textura


Em seguida veio o grão de madeira jateado vertical, um mapa de bits da coleção de texturas.

percurso de ferramenta

Tão rápido como que a primeira parte do arquivo de roteamento foi feito. A ferramenta percurso faz a parte da textura com uma noise esfera de 3/8 "para o corte áspero e um bocado do noise ball de 1/8" em uma passagem final para a parte texturizada. O trajeto do corte foi ferramenta caminho com um moinho de extremidade de 3/8 ".
 A peça foi cortada da placa da precisão de 38mm com 30 libras de densidade.

design de placas

Em seguida, estava a coroa para o topo da crista. As bolas e as peças da coroa foram criadas como relevos separados e então combinadas. Ao redor deste eu criei um vetor em forma de pílula para modificar o relevo original, dobrando-o de um lado para o outro.

design de logos

O último passo foi um diamante elevado para o centro da coroa.

desenho da arte

O escudo para o centro da crista era o próximo arquivo a ser criado. O exterior do escudo foi criado como um relevo plano, em seguida, o centro rebaixou 0,4 "Um bitmap woodgrafted horizontal woodgrain da minha coleção de textura foi usado para criar o woodgrain. Uma vez mais eu usei um modificador oval para cúpula do escudo. Foram as mesmas que descrevi no arquivo anterior. A borda em torno da letra foi criada como um relevo plano separado, modificado com o mesmo círculo e configurações de cúpula. A letra foi criada com a ferramenta de alívio prismático.

texturas de fundo


Eu usei o modificador mais uma vez para colocar uma textura sutil (chamados splotches) apenas na borda do escudo.

designer de logos

Os relevos foram todos combinados (fusão mais alta) e como uma última etapa os rebites foram criados usando a ferramenta de cúpula.

nomes

Os dois rolos de letras foram criados como relevo plano, com letras embutidas. Isso foi modificado com uma curva de forma de volta-los de um lado para o outro,

desenho de percursos


Os relevos foram arranjados e modificados na placa antes do percurso da ferramenta usando um noise ball de 3/8 "para a passagem áspera e uma noise ball de esfera de 1/8" para a passagem final.

placas empresariais


A fresadora foi posta em movimento

Placas em 3D


Verificada as peças para testar tudo. As peças serão coladas e, em seguida, completar a mão as escultura. A raposa e o cão serão esculpidos à mão usando Abracadabra Sculpt.

adaptado de 
http://precisionboard.blogspot.com.br/2011/09/creating-3d-crest.html


O principal objetivo não é que as pessoas envolvidas saibam efetivamente como construir
texturas em máquina CNC (controladas por computador) e percursos de ferramentas, mas sim saber que é possível e não é uma coisa impensável.


O 3D não é uma obra de ficção
agora, uma coisa é clara estas técnicas estão se desenvolvendo de forma
muito rápida e aqueles que não tiverem pelo menos um pequeno
tour de processo terão mais dificuldade no futuro.

As futuras peças de mercado e as imagens mesmo para o mercado digital devem
seguir em direção do 2 para o 3D.
Os designers que não estiverem atualizados provavelmente devem ficar
fora do processo e as empresas devem substituir.

Um exemplo clássico foram as gráficas fazendo serviços de design sem custo.

placa para café


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