como fazer uma placa de loja, como fazer a arte para placa de loja
Fachada de loja
Hoje existem muitos videos de como fazer uma fachada na internet, como fazer um outdoor como usar programas para executar este processo, a grande maioria ainda esta antes das leis da cidade limpa (que regulamenta a poluição visual) ..
O grande inconveniente é que são videos baseados em software de desenhos, e ai as coisas começam a ficar misturadas, primeiro que sempre que possível é bom ter a parceria de um designer na elaboração deste projeto.
a maioria tende a confundir, fachada, banner, logo, etc e com uma placa...
levando o usuário neste erro.
uma placa tem que ter - um nome e o que você faz
um logo- pode ser uma imagem mais abstrata e não necessariamente
precisa estar na sua placa.
Qual o objetivo de sua placa ?
A imensa maioria dos pequenos negócios é chamar clientes para um novo negócio
Além de tudo isso cabe uma analise na sua região das vantagens e limitações de leis especificas de sua prefeitura no que é permitido ou não em sua região.
Para o desenvolvimento de uma placa requer a avaliação da mensagem, formatos, cores, tipos de letras, tamanhos de letras, etc.
A lei cidade limpa, o que é? São leis criada pelas prefeituras para diminuir a poluição visual nas cidades, são determinas quantidades e medidas máximas possíveis de uso da fachada e placas em um estabelecimento.
veja este exemplo antes da lei cidade limpa, esta loja chegava a ter dezenas de logos,
banner, lonas , etc em um mesmo prédio.
cada um com um objetivo de ou pelo menos com a intenção de atingir um objetivo.
Penso que de uma forma duvidosa.
Mas certamente com um investimento difícil de mensurar a eficacia
Será que tem efeito muitas placas??
A partir de um ponto cada placa que se acrescenta ocupando mais espaço
tende a se tornar paisagem e não proporcionar o efeito de captação
parece uma paranoia mundial, cada vez mais placas e mais placas
com as mudanças da lei esta havendo uma mudança de hábitos e migração para alguns tipos específicos de fachadas e maior uso de placas.
a própria lei tem reduzido a área de uso de fachada e além disso existe
novos conceitos de aplicação do que é adequado e realmente atrai clientes.
diminui alguns mercados como fachadas integrais, mas cresce o uso de placas
mesmo com o uso da lei cidade limpa, foram tirados as lonas que cobriam a
arquitetura de rara beleza mas a fachada não foi recuperada loja de 1904
foram trocados banners que ocupavam toda a testeira por placas adequadas.
foram trocados banners que ocupavam toda a testeira por placas adequadas.
Com estas mudanças algumas das vantagens que se apresentavam em alguns materiais, não mais tem esta prerrogativas, lonas por exemplo erram baratas para ocupar grandes áreas, como não é mais possível não compensa a perda de qualidade usando em peças menores pois uma lona indica algo promocional e temporário e não algo que veio para ficar
lona escorrida e desgaste natural
normalmente as lonas duram pouco deixando uma imagem ruim.
especialmente quando os custos estão envolvidos e se diminuem a qualidade de material de filme, quantidade de tinta aplicada e revestimento, etc.
Com o uso de Acrílicos e ACM ocorre algo semelhante pois com limitação para fachadas integrais também não são materiais bons para placas pequenas.
grande confusão entre logo, placa e fachada em banner.... lona ou ACM ou acrílico
Hoje o cliente tem informação e ao ver uma fachada integral percebe que aquela empresa não cuida da cidade, da poluição, das pessoas, etc, gerando uma imagem negativa da empresa
Acm - fachada integral
Acrílico - fachada integral
lona
lonas e fachadas integrais tendem a atrair um tipo de público
que nem sempre é o público que se deseja para um estabelecimento
consciência do cliente, posição arquitetônica, etc;
placa - oportuniza novas funções
especialmente o uso de 3D criando uma ambientação altamente diferenciada
o que não ocorria nas modalidades anteriores
As placas estão descobrindo seu espaço de uma forma inovadora
pois podem ter um nível de detalhe nunca antes visto
ganhando em atratividade.
Há uma grande descoberta nas placas de cuidado com a mensagem,
todo novo negócio sonha com sua fachada e logo acima de sua porta
é parte da psicologia humana.
A mensagem passou a ter mais cuidado para ser emitida, antes se colocava
tudo que é informação, quanto mais melhor, nome, produtos, fones, sites, etc.
Já na nova forma de visualizar uma mensagem o que ela emite tem o maior efeito,
é esta a mensagem que quero colocar em meu negócio?
qual a mensagem?
local de boa comida com um público definido
qual a mensagem?
local cuidado, buscando a satisfação da experiência do consumidoras placas estão ganhando mercado no Brasil aos moldes do que já ocorre em muitos países onde não se usa mais fachadas integrais a tempos
mas sim conjuntos de opções para ganhar atratividade sem usar toda a testeira
combinação placa com toldo e vidro
as placas podem usar muitos atributos para ganhar atratividade
formatos, cores, tipos de letras, combinações, etc.
usar isso inteligentemente é que cria um novo conceito de atração.
as novas legislações provocam novas formas de criar atratividade,
houve um tempo em que o cuidado com o transeunte não foi tão importante
e praticamente invisíveis, para que caminha deste lado da calçada
o uso das placas dupla face tem ganho especial destaque para atender os transeuntes
que vem e vão na calçada deste lado da rua.
os que estão do outro lado da rua fazem uso da placa colocada na testeira ou próxima.
E não é muito diferente para o usuário de veículo seja ônibus ou carro
muitas vezes também a testeira é avançada sobre a calçada impedindo
a visualização de qualquer mensagem na testeira
aproveitar a arquitetura a seu favor é uma importante tarefa
e talvez a primeira para ver o que deve ser feito
Placa Dupla face - com mão francesa
Placas em dupla face estão na fase de descoberta, as pessoas estão entendendo o quanto são uteis na divulgação de seu negócio, sem contar com o aspecto de design das mão francesas que agregam muito valor.
placas dupla face são obras mais memoráveis e com isso aumenta
o fator de lembrança de seu negócio
placa ao nível dos olhos também é uma técnica inovadora
e pouco aproveitada
o numero do estabelecimento - numero de sua loja atrativos
imagina o quanto destaca a loja versos o custo de investimento
com certeza o menor custo versos o retorno.
você pode agregar um logo, um simbolo, etc
pode transformar seu número de loja em um amulato de sorte
ótimo para locais onde o terreno ou a fachada esta recuado
tem ótima visibilidade e atratividade - monument
(também muito usado em industrias, e condomínios)
as mudanças da cidade limpa tem criado a necessidade de buscar melhores alternativas.
Quando surgiu as lei cidade limpa no Brasil, houve uma iniciação de surpresa e na primeira fase uma migração para outras mídias, especialmente, radio, redes sociais, blogs e sites
mas logo ficou percebido que não há como não aproveitar a fachada em negócios locais.
Estatísticas provam que é muito alta a participação de usuários locais no seu estabelecimento, sabendo que pelo menos 15 % das pessoas se mudam a cada ano e 5% dos novos consumidores são entrantes no mercado (jovens que chegam a idade de consumo, promovidos, etc) e certeza que em três anos temos quase que 40% dos possíveis clientes são novos consumidores que temos que conquistar, a atratividade cabe em 40% e o boca a boca deve ocorrer nos outros 60% com as outras midias
a alternativa de fachadas
fachadas memoráveis talvez não seja a forma real para a maioria dos mortais
outra forma especialmente interessante é a inovação e com isso
obter mídia gratuíta, seja em jornais, revistas ou blogs.
A loja obteve grande sucesso de divulgação grátis por criar
uma placa, com uma mensagem diferente em couro e com muito humor.
loja de brinquedos com duas portas uma normal e outra para as crianças
entrarem em um novo mundo e a loja tem prateleiras mais baixas
um foco em seu cliente a criança;
um ótimo exemplo de placa bem feita
diz quem é - La Buena
diz a que veio - paleteria mexicana
letras com ótima - legibilidade
cores - com contraste
placas em casas,
é muito comum a ocupação de casas para negócios e escritórios
placas de negócios tem ampla utilização
assim como placas dupla face mais perto do muro.
postes para placas também são excelente maneira de chamar a atenção
Veja um mal exemplo de placa é difícil de ler
muita informação
baixo contraste
mal posicionado e caro
transmite imagem de baixo cuidado
exemplos de uma padaria? parecidas com algumas que vemos no dia a dia??
Veja com é em um mercado mais maduro.......
muito difícil para um transeunte ver o que esta na placa
letras mal escolhidas
baixo contraste
no geral entrega uma má imagem, ambiente pouco eficiente
melhor conjunto: placa mais dupla face
bom contraste
uma linda placa ao nível dos olhos bem explorado
ótimo uso para nível dos olhos especialmente buscando transeuntes,
é muito comum os turistas andarem nesta rua em Paris e atrair de forma segura
e dento da lei de placas neste local é o desafio
loja em paris
tipo de placa após a lei cidade limpa
uma placa media
diz quem, diz o que faz e diz cão e gato
da uma ideia por figura mas não é clara do que é
é sorvete, é yogurte?
assim como é importante que a imagem que geramos em um site seja a mesma
ocorrida quando da visita do cliente a loja
o mesmo deve ocorrer com relaçõa a fachada e o entorno e dentro da loja
41 33727306
marsexto@terra.com.br
Comentários
Postar um comentário