Wayfinding Design de um pequeno negócio
Criando uma rota até seu estabelecimento
Wayfinding é um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, táteis, entre outros, que permitem às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira segura e informada.
wayfinding na vida real, na maioria das vezes não estamos atendem uma sinalização de um aeroporto mas certamente teremos cliente menores que necessitam de um trabalho de atrair clientes.
consiste em levar alguém a um local ou atrair a um local....
Ao fornecer às pessoas uma maneira amigável e acessível de entender seu ambiente, e ser capaz de contar uma história cria a ambientação para chegar a um destino.
Wayfinding como contar uma história
Quando se trata do processo de design, a abordagem se concentra no uso de narrativas para criar uma experiência de usuário única e focada. No início de cada projeto, realiza-se uma pesquisa completa sobre o lugar do personagem. leva em consideração como as pessoas se movimentam no ambiente, que tipo de informação é necessária para fazê-lo, e como resultado, eles formam um estudo wayfinding. Estes estudos informam e orientam o desenvolvimento do projeto, terminando em um sistema que é feito sob medida às necessidades específicas de seus usuários, resultando na melhor experiência de localização de caminhos possíveis.
Além disso, se observa cuidadosamente que as informações são apresentadas de forma simples e consistente para que os usuários possam captar e aprender novas rotas, o que, por sua vez, os influencia para querer andar e explorar mais seu ambiente.
Quando os visitantes se sentem mais seguros e confortáveis em um ambiente, torna-os mais propensos a retornar, esta é a chave do wayfinding para os pequenos negócios.
Você está gerindo um grande empreendimento e esta enfrentando problemas com seus visitantes, usuários ou pacientes que estão se perdendo no seu caminho, e constantemente pedindo a sua equipe informações de como chegar em algum local? a saída é realizar uma análise abrangente wayfinding, e recomendar soluções que irão melhorar a experiência global de seus pacientes, visitantes ou usuários. Abrangendo novas tecnologias, e desenvolver uma abordagem de wayfinding que incorporará a sinalização estática.
A movimentação de um lugar para outro é uma atividade humana fundamental e parte integrante da vida cotidiana. Onde está você? Para onde você está indo? As pessoas usam seus conhecimentos e experiências anteriores para encontrar seu caminho no ambiente. A percepção humana do ambiente e informação em um espaço vem para formar
equilíbrio e foco.
- O que você vê?
- Por que você viu isso?
- O que você fez com as informações?.
Esta é a informação importante para pequenos negócios, como reagem os transeuntes no caminho e na frente de seu negócio. Como reagem a visualizar a sua placa.
Como atrair para perto de sua loja?
Como criar a vontade de entrar em sua loja?
Sua loja se destaca das demais?
Noções básicas do Wayfinding
Wayfinding tem a função de informar as pessoas do ambiente no ambiente (desconhecido), é importante mostrar informações em pontos estratégicos para orientar as pessoas para as direções corretas. Estruturas complexas no ambiente de compilação são interpretadas e armazenadas pela memória humana. Distâncias, locais e tempo podem ser lembrados de forma diferente do que parecem ser na realidade.
Um sistema de orientação eficaz baseia-se no comportamento humano e consiste nas seguintes características:
- Não os faça pensar
- Crie um sistema de comunicação visual abrangente, claro e consistente com mensagens concisas.
- Mostrar apenas o que é necessário
- Mostre na informação o que é relevante para o espaço, localização e / ou caminho de navegação.
- Remover informações excessivas
- Remova elementos desnecessários para criar um ambiente visual claro à frente.
As diretrizes de usar a informação para obter um resultado psicológico são ótimas para construir a placa de sua fachada. Reveja agora a lista acima pensando em sua placa.
Como funciona o wayfinding?
Mapas geográficos vs experiência de viagem
Como as pessoas se orientam, navegam ou se lembram do ambiente?
Por que as pessoas reconhecem ou entendem um lugar mais fácil do que outro?
as pessoas criam um mapa em sua mente
um mapa geográfico versus mapa cognitivo (mental) = realidade versus a memória mental humana.
Ao criar um esquema de orientação, as seguintes características influenciam a forma como interpretamos o ambiente..
Pontos na geográfia
Para criar um ambiente legível, é necessário marcar espaços e / ou locais específicos. Isso reforça o reconhecimento de lugares e desempenha um papel na supervisão de uma área maior. Com o uso de marcos e elementos de marcação uma área se tornará mais visível e se fará entender melhor na memória humana. Marcos podem ser objetos de arte, edifícios, arte de rua, placas de wayfinding ou elementos impressionantes de uma paisagem. Estes elementos combinados darão forma à identidade de uma área (desconhecida) como visto de sua perspectiva.
exemplos - Ao lado do Banco do Brasil, em frente a igreja matriz, perto do estadio, etc,.
veja as pessoas indicam as coisas a partir de um ponto de referência,
exemplo- ali em baixo perto da pedra grande
onde pedra grande é a referencia
Orientação
Para navegar, você precisa saber onde você está no ambiente de compilação e
onde os destinos estão localizados. É sempre bom saber a distância no tempo
de um lugar para outro.
Você já deve ter visto uma placa "você esta a 20 minutos de um determinado local"
O fato de você saber o tempo a determinado local cria uma serenidade ou a inexistência de stress de não saber onde você esta ou tempo de chagar.
Se você for capaz de se orientar dentro do ambiente de compilação, será mais fácil entender destinos e navegar por pontos de referência e melhor a sua experiêencia. Em wayfinding, mapas são comumente usados para indicar sua localização. O uso de mapas é uma forma muito poderosa de expressar e supervisionar o ambiente de compilação. Certifique-se de exibir os mapas na sua mente na direção que você está enfrentando, desta forma você pode facilmente se relacionar com o ambiente real.
Navegação
Navegar a referência física para uma determinada área, configuração ou destino. Com o uso de placas direcionais (estáticos) as pessoas serão guiadas ao longo de seu caminho em direção ao destino (s).
isso é muito utilizado por grandes empresas como o Macdonald,
que dirigem as pessoas a sua loja
Além da rota informam o tempo até o destino
Design de orientação estratégica
Ao criar um sistema de sinalização para uma área, edifício ou estrutura arquitetônica é essencial desenvolver um esquema de orientação estrategicamente. Com esta etapa você é capaz de construir um sistema de wayfinding modular que irá se adaptar ao ambiente de construção e as expectativas humanas para fins de orientação e navegação. A pesquisa é um passo importante para entender o ambiente de construção e onde a informação é necessária para maximizar a legibilidade do sistema de orientação.
podemos dizer até aqui que são tres tarefas:
- 1- trazer a pessoa até seu estabelecimento
- 2- conduzir a pessoa em seu estabelecimento
- 3- conduzir a pessoa de como sair do estabelecimento
condomínios empresariais, utilizam algumas das alternativas
Há cinco tipos importantes de Placas:
Placas de informação, por exemplo, uma placa de como localizar um destino e / ou orientar-se no ambiente.
Placas direcionais, onde informações são exibidas para encontrar destinos, localizados em vários pontos estratégicos no ambiente.
Placas de identificação, onde informações sobre locais individuais são exibidos, tais como prédios, locais e instalações públicas.
Placas de aviso, para indicar procedimentos de segurança, tais como vias de evacuação de incêndio, áreas de não fumar e outras regulamentações que são ou não são permitidas em uma área específica.
Placa de negócio - identifica um negocio, restaurante, clube, etc...
Para fazer um sistema de sinalização trabalhar em conjunto com uma grade de design é usado compilar informações e escalar as placas para diferentes tamanhos, como parte de uma família de placas.
Tenha cuidado para não mostrar muita informação em uma placa, isso será facilmente ignorado, em vez de usar várias placas para obter bons resultados wayfinding.
Tipo de letra
Uma tipografia de sinalização é geralmente um tipo sans-serif e disponível em vários pesos com um simples e fácil design de ler . Eles têm uma boa legibilidade com uma grande X-Height (altura da letra)
Exemplo de fonte serifada: as fontes Sans-Serif, do francês “Sem Serifa”, são aquelas que não possuem esses prolongamentos e pequenos traços nas hastes das letras.
Altura de qualquer letra de caixa baixa, sem contar com as hastes ascendentes e descendentes, e tipificada pela altura de "x" (mas que inclui as alturas de a, c, e, i, m, n, o, r, s, u, v, w, z).
proporções de letra ampla com proeminentes ascendentes / descendentes para garantir uma boa legibilidade.
Quando é usada uma fonte fácil de ler o tipo de letra é reconhecível por muitas pessoas que podem ler e entender a mensagem claramente. Portanto, a escolha de um tipo de letra de sinalização é um dos fatores-chave para executar um bom trabalho de sistema de orientação. Ao selecionar um tipo de letra para um design de sinalização / projeto de orientação, melhor usar as seguintes características:
- Um design de tipo de letra claro e direto, sans-serif fácil com letras reconhecíveis
- Espaçamento de letras para melhorar a aparência visual
- A Família de Fontes incluir um pacote de pesos diferentes
- O tipo tem um grande X - altura para a boa legibilidade
Um bom profissional de design saberá pesar a importância de cada item
Uma placa correta é consistente na tipografia, altura de tipo, ícones, projeto da grade, cor e escolha de material. As placas precisam ser diretas e projetadas para isso e em uma ordem consistente ao esquema wayfinding, use sempre a mesma ordem de exibir a informação
de múltiplas placas.
Definindo Wayfinding mais efetivo
O uso de espaço e design para direcionar as pessoas para um destino é o chamado Wayfinding.
painéis na estradas, placas que você esta a 15 minutos do melhor restaurante do Sul,
indicadores de localização
exemplo de indicação
Se executado para um edifício comercial, um hospital, ou um campus da escola, os visitantes precisam de um sistema de wayfinding bem concebido para liderar o seu caminho. Uma abordagem bem sucedida wayfinding é satisfazer as necessidades de um usuário wayfinding usando informações acessíveis no ambiente.
Em muitos locais existe uma enorme perda de tempo atendendo pessoas e informando rotas que deveriam já estar disponíveis e claramente a disposição.
Quantas vezes você chegou a um local e teve que perguntar várias vezes
para se orientar?
e o custo desta ineficiência?
Concentra-se em tornar efetivamente navegável a localização e a informação espacial. Ou seja, fornecer aos usuários uma maneira de encontrar um caminho de seu ponto de partida para um destino. As soluções de orientação tradicionais permitem que o usuário crie um caminho invisível em sua mente, um senso de direção derivado de sinalização estática e setas colocadas ao longo da instalação. A nova abordagem de wayfinding é usar uma solução mais prática, a de um caminho ilustrado que rapidamente e subconscientemente elimina a dúvida para o usuário.
No meu pequeno negócio tudo que pode ser feito para orientar e direcionar
o cliente a meu negócio faz parte da estrategia global do negócio.
Certifique-se que sua informação de rota nos folhetos, google meu negócio, e
em todos os direcionais esteja adequada a fácil chegada a seu
estabelecimento.
Muitos negócios estão em áreas mais distantes como, cafés colonial, restaurantes,
fazendas, sítios, salões de eventos, etc
certifique-se que a rota tenha sido planejada e sinalizada
Princípios para um bom Wayfinding
O início
Planejar uma estratégia de wayfinding pode ser um desafio se você é novo para estes conceitos. Vários fatores e alguns muito interessantes precisam ser considerados e atendidos. Recomenda-se reunir todas as pessoas envolvidas no design de wayfinding, incluindo grupos de discussão quando possível.
Isso é para evitar quaisquer conflitos de interesse dentro da organização. Por exemplo, em um plano de orientação de hotel, as necessidades dos recepcionistas devem ser consideradas, mas também as dos outros empregados, agentes de segurança, empresas de serviços de automóveis, etc.
Para muitas até despertarem irão dizer mas isso não é para meu negócio.
Errado; é sim, o que acontece é que você ainda não deu atenção ao
seu cliente de forma profissional.
Vamos a um exemplo clássico, em um restaurante mas serve para qualquer tipo de negócio
Uma casal chega a um restaurante, e senta a mesa só que a mesa tem quatro lugares
o restaurante ainda esta vazio, e o garçom terá a função de pedir
que o casal troque de mesa para dois lugares o que é bem constrangedor.
E ainda corre o risco de o casal estar esperando mais gente.
Com isso o que esta sendo feito é fazer que a experiência do usuário
não seja agradável
Os norte americanos resolveram isso a algum tempo, eles tem uma placa clara:
Uma placa bem vindos- por favor aguarde aqui antes de sentar.
neste local já aparecem informações da história do restaurante, dos pratos, prêmios,
até que alguém os conduza a seu acento
estude seu local para ver como é o translado de fora para dentro do estabelecimento
sinalização de onde estacionar, enfim tudo é importante.
O deslocamento espacial dos indivíduos é visto como um processo onde participam de forma interativa o ser humano, o que implica sua habilidades e aptidões no ambiente e a suas características. Assim, wayfindign é o comportamento humano em saber onde se está, para onde ir, consistindo na escolha da melhor rota para o seu destino, reconhecendo o local de destino assim que chegado nele e ser capaz de inverter o seu processo de encontrar o caminho de volta.
o google meu negócio coloca o cliente dentro do seu estabelecimento, ao pesquisar na internet já disponibiliza um mapa para o destino e se desejar
até uma rota.........
e ai, onde estacionar?
entrar em uma loja, ser atendido, acessoa e localização das partes
so dando uma olhadinha
sotooinhando
tudo isso faz parte da analise que deve ser efetuada.
São os momentos da verdade
Mantenha uma nova perspectiva
Ao iniciar sua pesquisa, considere a possibilidade de realizar uma real visita ao local, criando um plano detalhado para incluir marcos especiais e realize uma reunião com os funcionários da unidade para obter um melhor senso do escopo do projeto. Os destinos primários e secundários, tais como elevadores, escadas, caixas, pacotes, banheiros, etc. devem ser identificados. Mesmo que seja na sua pequena loja. Também é necessário examinar o fluxo de visitantes, como eles navegam através da instalação e como eles usam as placas direcionais existentes.
Seja um usuário por um dia
Pesquise e colete o feedback o mais rápido possível. Cada organização tem usuários com pontos de vista diferentes sobre um sistema de wayfinding, conheça os desafios dentro das áreas que você está construindo uma solução. É uma ótima ideia conversar com eles e convidá-los para a reunião de planejamento. Esses usuários costumam ter idéias valiosas que podem ser refletidas e examinadas.
Faça as Mensagens atraente
Mensagens curtas e sistemas visuais adequados tornam a experiência do visitante mais fácil de encontrar seu caminho. Uma mensagem consistente também deve ser estabelecida. Por exemplo, no exemplo de um hospital, os visitantes podem precisar localizar o "Departamento de Raios X", mas os médicos referem-se a ele como "Imaging". Para evitar confusão entre os usuários, considere um único sistema de convenção de nomenclatura.
Me lembro de um cliente que definiu um de seus departamento como Odontologia e os clientes/usuários iam até lá perguntar onde era o dentista.
Destaques no design Wayfinding
Visibilidade.
Instale a sinalização para que possa ser vista de todas as direções alcançáveis. Facilitar uma criação direta e clara. Examine a fundo a sinalização, cor, tamanho da fonte, bem como o local de montagem.
Iluminação.
É importante onde a sinalização ira ser montada. Considere se ela será colocada sob luz solar direta, dentro de casa com ou sem iluminação de ambiente, ou em um lugar escuro. Observe como essas escolhas de iluminação afetam os materiais escolhidos.
Acessibilidade.
Uma estratégia de wayfinding também deve contemplar usuários com deficiência, Inglês como segunda língua, ou os idosos e crianças. Algumas disposições podem ser feitas, incluindo a altura de placas ou caminhos tradicionais wayfinding.
Clareza.
É extremamente importante que a sinalização wayfinding seja fácil de compreender para usar. Usando palavras simples e menus que os usuários podem ler e seguir pode ajudar a garantir uma melhor experiência wayfinding. Um melhor cenário é um sistema que não requeira nenhuma instrução para usar, e quando instruções básicas são dadas que sejam claras e concisas.
Consistência.
Os usuários antecipam ver a sinalização em locais específicos, como ao entrar em um prédio ou ao sair de um elevador. As placas devem estar lá. As cores escolhidas também são importantes.
Usabilidade.
Certifique-se de que a sinalização é colocada em locais de decisão tais entradas do local, onde esta a saída, etc. Um sistema de wayfinding eficaz ajudará com o processo de tomada de decisão enquanto os usuários se aproximam uma interseção.
Soluções de Wayfinding
Você está enfrentando problemas com seus visitantes e pacientes se perdendo no caminho, e constantemente pedindo a sua equipe por informações?
Os clientes não sabem como chegar a sua loja?
Os clientes tem dificuldade de andar na sua loja?
O transeunte não entra em sua loja?
todas estas são tarefas do Wayfinding
wayfinding é uma tarefa bastante difícil, mas de alto retorno quando bem executada.
Realizar uma análise abrangente wayfinding, e recomendar soluções irão melhorar a experiência global de seus pacientes, clientes, usuários e visitantes.
Abrangendo novas tecnologias, o desenvolva uma abordagem de wayfinding pode incorporar não só a sinalização estática, mas também Smartfones, sinalização / quiosques digitais e a Web.
Wayfinding é o modo pelo qual os usuários chegam a um destino
Um exemplo tipico e a avaliação de pisos táteis como elemento de wayfinding em uma escola de ensino especial para crianças com deficiência visual, assim como pode ser uma calçada em área de prefeitura...
Para a análise completa de uma projeto de grande porte de wayfinding se faz necessário o uso de ferramentas em especial
maquetes em 3D e Mapa wayfinding.
Mapa Wayfinding
especialmente pela necessidade de pensar o projeto global
o mapa wayfinding agrega grande valor de analise
No mapa wayfinding é possível setorizar e particularizar,
estudar em pequenas partes até definir as corretas necessidades
construção de mapas de wayfinding para estudos em CNC 3d,
- lojas de departamento,
- estudos grandes eventos,
- shows.....,
- estudos campos universitários,
- refinarias,
- aeroportos,
- mineração,....
- grandes locais,
- grandes industrias,
- sinalização turística
- sinalização de uma cidade, etc
visão espacial do projeto....verificar rotas, pontos de referencia,
Mapa Wayfinding e da señalética como norteadores da pesquisa
Verificar a eficiência do sistema de orientação espacial existente,
exemplos de itens no Mapa wayfinding
- Identificando rotas
- Pontos de decisão
- Pontos de referência
- Locais mais frequentados pelos usuários (Exemplo parque).
- Estacionamento
- Entradas principais
- Atrações .
- Localização das atrações existentes.
- Indicar o melhor caminho para as atrações.
- Sinalizar as atrações para os motoristas.
- Setorização
- Onde vai ficar a sinalização
- Acessibilidade
Escriba esta pronta para executar as suas placas
Traga seu projeto e mapa Wayfinding para a Escriba Placas para a construção
de seu projeto
Construímos seu Mapas em 3D
41 33727306
marsexto@terra.com.br
Comentários
Postar um comentário