lei cidade limpa fachadas que vendem, tecnicas para fazer uma fachada efetiva
cidade limpa e a experiência do consumidor
Todos os negócios estão passando por uma pressão dos órgãos reguladores para a diminuição da chamada poluição visual, que parte é o excesso de placas em fachadas.
A maioria das cidades esta limitando a certo tamanho máximo, entre outras medidas,
As atuais fachadas integrais tendem ser proibidas.
O material abaixo tanto serve como auxilio a superar as restrições da cidade limpa assim
como melhorar a atratividade de seu negócio
O material abaixo tanto serve como auxilio a superar as restrições da cidade limpa assim
como melhorar a atratividade de seu negócio
Algumas cidades já efetivaram os projetos cidade limpa em regiões centrais mas de certa forma caminham para este processo com as restrições de cada prefeitura.
Cada cidade tem suas regras próprias mas na maior parte são copias umas das outras
Cada cidade tem suas regras próprias mas na maior parte são copias umas das outras
Realmente alguns locais chagavam a extremos cuja a eficiência
de atratividade é bastante duvidosa.
Todos estes processos fazem com que a criatividade seja uma necessidade e se crie uma eficiente forma de buscar atratividade, isso é uma tendência no mundo inteiro
como era a vista antes da cidade limpa em São Paulo
As fachadas globais (que são as fachadas que ocupava toda a extensão da testeira)
devem sofrer restrições passando a só ser permitido uma pequena parte.
Pense onde você precisa instalar sua placa é uma área poluída?
São muito diferentes as necessidades de seu estabelecimento nos dois casos.
Sendo necessário atuar em uma área poluída visualmente terá que ser muito criativo para chamar a atenção dos consumidores – ele deverá ser inovador para atender uma demanda real – senão ele estará jogando seu dinheiro fora, já que a propaganda não terá impacto nenhum sobre o consumidor.
Alem de muito questionável em seu bom gosto, contém tanta informação
que é impossível de se ler tudo que a placa apresenta.
que é impossível de se ler tudo que a placa apresenta.
usos integrais de da fachada tendem a ser proibidos
O que me chama a atenção é que a palavra Farmácia não esta em evidência.
Talvez este perfil seja valido para um posicionamento de marca muito popular.
O que me chama a atenção é que a palavra Farmácia não esta em evidência.
Talvez este perfil seja valido para um posicionamento de marca muito popular.
Verifique a existência em sua cidade de legislação especifica para placas em seus estabelecimento e a necessidade de licença previa..
outra importante motivação para limitação é a possibilidade de expor a
arquitetura dos prédios
as fachadas abertas expõe a art deco revigorando fachadas antigas....
mantendo entre o máximo tamanho permitido e o minimo para a efetiva mensagem
Houve um tempo em que a locação de um imóvel em ruas de alto movimento
envolviam a cobrança de luvas, como se fosse uma taxa para entregar o imóvel,
que era relacionada ao volume de pessoas ( em veículos ou apé) que passavam a frente de um estabelecimento.
Houve um tempo em que a locação de um imóvel em ruas de alto movimento
envolviam a cobrança de luvas, como se fosse uma taxa para entregar o imóvel,
que era relacionada ao volume de pessoas ( em veículos ou apé) que passavam a frente de um estabelecimento.
preservação arquitetônica e uma boa sinalização
discreta e não agride a ordem arquitetônica do imóvel
discreta e não agride a ordem arquitetônica do imóvel
valorização da arquitetura e obediência limitação de tamanho de placa
exemplo de uma cidade limpa
A poluição visual pode ser em e-mail recebidos,
compras e ofertas em Facebook e Twitter, banners em blogs e a chata perseguição eletrônica de você visitar um site e ter centenas de ofertas do mesmo item em toda a pagina que você acessa.
exemplo de uma cidade limpa
A poluição visual pode ser em e-mail recebidos,
compras e ofertas em Facebook e Twitter, banners em blogs e a chata perseguição eletrônica de você visitar um site e ter centenas de ofertas do mesmo item em toda a pagina que você acessa.
Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que podem ocorrer acidentes automobilísticos, pois o excesso de elementos ligados à comunicação visual concorrem pela atenção do espectador.
A o projetar sua placa você estará concorrendo com seus vizinhos e o universo a sua volta
Segundo James Maskulka, professor de marketing de uma universidade americana, a partir de determinado ponto, a quantidade de informações e mensagens passa a criar uma sensação de irritação que acaba por surtir o efeito inverso ao que se pretendia inicialmente, ou seja, não permite a adequada absorção das mensagens.
arquiteto especializado em Comunicação Visual
Isso é contraprodutivo. O mais adequado nem sempre é o maior, o que salta aos olhos. A atenção do consumidor é dividida com o trânsito, o rádio, a pessoa que está sentada ao lado no carro. Para o comerciante que quer divulgar o seu produto, chega a ser uma anti-propaganda, uma mescla de informações dificulta distinguir o que está sendo divulgado.
Vimos um pouco da tendência de valorização arquitetônica e da diminuição da possibilidade de uso integrais das fachadas oriundo das legislações de cada prefeitura cidade limpa, isso requer o desenvolvimento de formas e técnicas para valorizar e melhorar a atratividade de seu estabelecimento, onde podemos utilizar tecinicas isoladas ou em conjunto para uma melhor obtenção de resultado.
Um novo universo uma redescoberta da mídia exterior com um novo olhar
Um novo universo uma redescoberta da mídia exterior com um novo olhar
Técnicas para melhorar a atratividade
depende do tipo de imóvel, do seu negócio,se seu local é limpo ou é poluído
um repensar na sua fachada
um repensar na sua fachada
Nível dos olhos
Ao nível dos olhos é uma forma excepcional de exposição, facilidade de exposição e muitas prefeituras não contam como fachada, além do que pode incluir muita informação útil e diferenciada.
nível dos olhos tem grande influência para transeuntes
grandes marcas são mestres em se posicionar com nível dos olhos
Não havendo restrição da prefeitura é ótimo para obter atratividade
Ao nível dos olhos é um local privilegiado especialmente quando se quer atingir o publico que passa pela frente de seu ambiente de negócios.
Muitas vezes a placa na testeira da fachada não é visível ou é pouco visível
para quem caminha pela calçada.
Muitas vezes a placa na testeira da fachada não é visível ou é pouco visível
para quem caminha pela calçada.
Pode ser crucial na divulgação dos seus produtos ou serviços e obter a atenção e ação da compra, excelente ferramenta para aumentar seus negócios por impulso
Número do estabelecimento
Usar o número como adicional para maior atratividade, faz ganhar exposição sem ter
que se enquadrar em normas de legislação e forma bom conceito de atratividade.
pode juntar um simbolo e até um logo a seu número
O uso de ao nível dos olhos sendo usado em conjunto com outras técnicas como
placas dupla face são ótimas quando a testeira não esta disponível,
ou fica fora do alcance do possível cliente.
Um não exemplo do uso do número
muito usado na Europa, grava o endereço com muita atratividade
Um não exemplo do uso do número
um exemplo prático de não uso veja que o número em vez de estar sendo usado
como um elemento de atratividade esta sendo ocultado ao ser pintado
na mesma cor do fundo o Branco.
Uma boa placa de número com alto contraste poderia criar um ambiente
altamente atrativo
A inovação e o ineditismo de um uso tende a agregar positivamente a marca.
Placa de endereço são muito usadas em Residência e condomínios
FACHADA AFASTADA
Fachada afastada foi uma forma encontrada em São Paulo para muitas empresasque não podiam anunciar do lado de fora.
a prefeitura criou uma lei obrigando um afastamento minimo de 1,o metros
a partir do vidro para o lado de dentro
apesar disso a prefeitura tem questionado como uma intensão de poluição
USO DE CORES
Contraste é uma ótima forma de obter diferenciação e atratividadesem estar vinculado a normas.
uma placa em letra dificil de ler e entender, não diz o que é o negócio,
e altamente prejudicada pelo uso de luz sobre superficie brilhante
PLACAS DUPLA FACE: Podem ser usada com:
- mão francesa,
- com postes e
- com monument
Placas com Dupla face é uma técnica de grande resultado, pois amplia de forma exponencial o número de pessoas que a mídia atinge seja pela atratividade da placa e também por expor em dois lados. Sua posição em perpendicular a parede amplia sensivelmente o nível de exposição e a distância que pode ser visualizada.
Em dupla face será vital obter grande contraste e o maior tamanho de letra possível
pois com isso aumenta a distância em que a placa será visível e capaz de
ser lida, ou seja maximiza o que já é bom
Dupla face tem grande aplicação, tanto em áreas internas quanto áreas externas,
lojas de departamento, placas indicativas, orientativas, etc.
sempre que possível e permitido a dupla face deve ser usado
por mais que uma testeira tenha visibilidade, nunca atinge os mesmos transeuntes
de uma placa dupla face.
por mais que uma testeira tenha visibilidade, nunca atinge os mesmos transeuntes
de uma placa dupla face.
placa com dupla face, com avance de proteção solar, placa fixa no segundo andar
e nível dos olhos
certamente é uma fachada maximizada as leis locais.
modelos de dupla face, com postes e com monument será visto mais abaixo
Mão francesa
O suporte para a placa é chamado de mão francesa porque não temos no brasil um termo definido para esta peça. A mão francesa pode ajudar em muito na atratividade de um conjunto com placa, seja em itens de linha já pronto ou projetos sob encomenda
solicite os modelos para aplicar em seu projeto ou traga seu desenho exclusivo
uma placa relativamente simples mas com uma mão francesa altamente sofisticada
onde os contrastes produzem grande parte da harmonia do conjunto
Projeto sob encomenda
OUSADO
Tarefa difícil de acertar a dose, entre bom gosto e realidade
a imagem sem texto mas com alto grau de informação
certamente diz "lugar alegre com um bom chopp"
apesar das cores não terem formado um alto contraste
Placa na grade -
placa na grade é uma aplicação bastante nova, que tem ótimos resultado e foi desenvolvida a partir de algumas necessidades
- As restrições de legislação
- As necessidades de fechar locais com grades
- A distância dos muros
- Altamente usado em industrias
A partir destas ocorrências surge a aplicação da placa na grade
Wayfinding
Uma das vias do Wayfinding é traçar meios de poder conduzir o cliente até seu negócio
e a partir disso criar um destino, sempre que o cliente entra em contato com a organização.
- Chega e vê a fachada
- Observa a entrada da organização
- Tem nome da empresa
- entra no estabelecimento
- qual a primeira impressão
- etc.
em cada uma destas etapas existe uma ação e uma expectativa, que deve ser gerenciada para que o cliente tenha a melhor experiência com a organização em todas as etapas
rotas para trazer clientes a seu negócio,
No estudo do wayfinding de seu negócio, verifique todos os acessos, vizinhos de lado e frente, fotografe as vias, a partir e para o estabelecimento.
Monument
uma forma nova para usar dentro do conceito cidade limpa
excelente forma de elevar a atratividade necessita um área maior de exposição
construído totalmente na fabrica de placas, muito leve e fácil de instalar.
pode ser feito em dupla face ou face unica.
excelente forma de atrair público de forma efetiva, pois pode ter uma grande área de
exposição, atraindo o olhar das passantes para seu negócio.
este conjunto pode ser feito em todos os tamanhos .
USE FIGURAS
figuras tem alto poder de retenção de uma imagem
ajuda a entender e gravar mais facilmente uma mensagem com
alta taxa de lembrança
Uso de figuras para mercados kids proporcionam grande efeito
e podem ser visíveis a distância
alguns mercados como confeitarias, padarias, frutos do mar são especialmente
relacionados com imagens de uso.
POSTES PARA PLACAS
Postes podem usar placas dupla face ou face simples, são uma arma poderosíssima quando bem colocados em posição de visualização, pois não ocupam a fachada testeira de um prédio
placas fenomenais podem ser construídas com esta ferramenta de uso de postes,
além de ser usado para fixar a placa podem ganhar uma beleza
diferenciada e atrativa
design dos postes criam uma aura para o conjunto
é uma excelente forma de expor sua mensagem
exemplo de placa com um único poste
ESTAÇÕES DO ANO
avalie seu local, coloque flores que iram florir no próximo ano, etc, assim como os jardins japoneses.SELFIE
Selfie tem se tornado uma ótima ferramenta de marketing para restaurantes e lojas na divulgação gratuita, ou proporcionar facilidade e forma de executar para divulgar sua organização.
as pessoas adoram tirar selfies
faça aparecer a sua marca ou nome
faça aparecer a sua marca ou nome
placas internas, funcionam tanto que empresas como a coca atua a anos desta forma
fachada, geladeira, cadeira, banner, parede, etc....
desde antes da selfie
alem de tudo isso o google proporciona uma forma de divulgar seu negócio
gratuitamente, chama google meu negócio.
onde as pessoas ao procurar no google recebem informações de negócios locais.
nesta demonstração você tem a oportunidade de divulgar seu negocio.
externamente, seus produto e internamente.
cabe a você ter as placas nos lugares certos para a divulgação.
(Fachada, interior, produtos, etc.)
saiba mais sobre como usar sua imagem de graça para atrair
clientes a seu estabelecimento
(Fachada, interior, produtos, etc.)
saiba mais sobre como usar sua imagem de graça para atrair
clientes a seu estabelecimento
Tintas refletivas
Muitas placas podem receber acabamentos refletivos, ou seja a pintura ao receber a incidência de qualquer luz brilha e produz um efeito muito agradável.
isso pode tornar uma placa mesmo que pequena de altíssima atratividade
se destacando especialmente a noite.
Design atrativo - tipo de letra, contraste e formato
Desenho atrativo
esta é uma placa da disney com várias técnicas utilizadas
- Alto contraste
- Formato diferenciado
- Dois tipos de fonte
- Tamanho de fonte visível no centro, mesmo a distância
- Banner em material temporário e placa em material definitivo
- Nível dos olhos auxiliares e informativos
- Centro ótico
- uso de arabescos
- quem sou eu
- contorno de borda
Usando técnicas para tornar sua placa atrativa
TAMANHO ADEQUADO
a principal função do tamanho e a visibilidade, o tamanho de letra em uma placa esta intimamente ligado a distância em que estará o observador.
Em fachadas o tamanho global da placa fica regulado pela legislação existente,
em uma placa jamais deveríamos diminuir para caber, a medida que diminuímos as letras termina por ficar um aglomerado na placa e mais aglomerado mais difícil de entender a mensagem, melhor ter uma mensagem menor.
o tamanho da placa é aquela necessária para divulgar a mensagem
de forma completa e que seja fácil de de entender.
o tamanho da placa é aquela necessária para divulgar a mensagem
de forma completa e que seja fácil de de entender.
nunca esqueça uma placa tem que obrigatoriamente ter:
- quem somos
- o que fazemos
FORMATO
É uma das técnicas mais efetivas, de aumentar a atratividade, não há limite para o desenho de formato, e sua criatividade.
TIPO DE LETRA
Existem muitos tipos de letras, e muitas elegantes e bonitas. Mas temos que ter em mente é a legibilidade, de nada adianta ter uma placa que não se consegue ler e compreender em segundos.
Principais Estilos, letter, carving, alto e baixo relevo
é possível mesclar estilos e obter grande resultado
letter com off set
carving
Alto relevo
baixo relevo
conjugar estilos com arabescos são formas ótimas de criar atratividade
exemplos de arabescos
Explorar as oportunidades - banco próximoNúmero de transeuntes - motorista, menor custo por mil
Uma das formas boas de ganhar produtividade em seu estabelecimento através de suas placas e explorar o local.
Quantas pessoas passam a frente andando, quantas com carro, existem lideres nas redondezas? um banco, uma loja de departamento, etc.
este publico tem um horário, como posso atingi-lo?
futuro dos postes nas cidades limpas
fios, telefone, luz cabo tv a cabo, a frente de famoso restaurante
quase elimina a a visualização
excesso de fios e múltiplas ligações que certamente
não estão corretas
porque a cidade de Gramado é tão linda, uma das principais motivo é
não há fios aparentes, cabos de tv, telefonia, etc.
na maioria das ruas é subterrâneo
restaurante em são paulo com a Cidade Limpa
o que poderia ser feito?
Mobilidade interna, no estabelecimento banheiros, estacionamento, caixa, ... no conceito cidade limpa
A Mídia Indoor, já empregada muito em cidades como Nova Iorque, Londres e outras capitais mundiais, veio então para se instalar em São Paulo junto com a cidade limpa. Mídia Indoor é aquela propaganda e anúncios feitos dentro de um estabelecimento, aproveitando-se já dos locais de instalação e “brincando” com o espaço, aproveitando seus elementos e trazendo uma nova forma de se comunicar com seu público alvo.
objetos como espelhos, paredes, esteiras, balanças, ambientação de vestiários, aulas especiais patrocinadas, personalização de bebedouros e colchonetes, entre muitas outras opções
indicação orientativa
indicação de áreas essenciais
áreas de vendas
placa comum nos EUA
"aguarde para sentar"
placa bem vindo
indicativa interna
orientativa externa
experiência do consumidor...
Usar a técnica é uma forma importante de compensar limitações e ganhar exposição, especialmente em negócios onde o publico local tem influência significativa no resultado
41 33727306
marsexto@terra.com.br
Comentários
Postar um comentário